quinta-feira, 9 de junho de 2011

X - Men e Contextualização: Primeira Classe

Olá, brothers da Academia. É fato que não é possível viver apenas exercitando nosso corpo e nossa mente, por isso, como bons filhos de Deus também temos que nos distrair de vez em quando. E mesmo nos momentos de lazer, lá estamos nós pensando na sexta-feira que se aproxima (notas, tarefas e tudo mais) e consequentemente pensando nas análises que podemos propor e nas postagens que podemos desenvolver. Por isso, que cá estou!
Hoje quero compartilhar com vocês uma ótima dica de filme que vi a pouco tempo no cinema - X – Men: Primeira Classe. O filme com certeza vai entrar para a história, pois mostra o épico início da saga X – Men e revela fatos secretos de famosos eventos globais, meus caros. Se você pensa que sabe tudo sobre a Segunda Guerra Mundial, sobre a Guerra Fria e sobre eventos correlatos a esses dois momentos de nossa história surpreenda-se com as novas revelações trazidas pelo filme.
O filme se passa basicamente na década de sessenta e traz algo novo para os fãs da saga, que um dia Magneto e Professor X já foram Brothers. No desenrolar da história, ficção e fatos reais vão se misturando, trazendo uma abordagem agradável de fatos históricos. Eu sei que a ansiedade é muita para verem a relação com a disciplina, então vamos lá...Como dizem no populês, vamos começar do começo, quando surgiu minha vontade de ver o filme, ou seja, no momento em que vi o trailer na internet. Vamos brincar então e fazer a análise diplomática e tipológica do Trailer?

Análise Diplomática e Tipológica do Trailer do X – Men: Primeira Classe

1. Especificação do Documento

Denominação do Documento: Trailer Oficial – X Men Primeira Classe (Legendado em Português).
Denominação da Espécie:  Trailer
Data Cronológica: Data: Colocarei a data da postagen – 29 de Maio de 2011

2 .Caracteres Externos

Gênero: Videográfico
Suporte: Meio Digital
Formato: Imagens não estáticas e sonorizadas  
Forma: Original Múltiplo
Signos Especiais: Nome do produtor, endereço eletrônico e logomarcas dos produtores.

 3. Caracteres Internos

Entidade Produtora: Century  Fox e Marvel
Entidade Receptora: A quem interessar possa.
Função: Divulgar o Lançamento do filme por meio de uma sinopse e informações gerais sobre estréia e afins.
Descrição: Sequência de cenas presentes no filme X Men: Primeira Classe; endereço do website oficial; divulgação da data de estréia; sinopse de alguns trecos do filme.
Trâmite: Produção do Filme; Montagem do Trailer (escolha de cenas e a sequência na qual estas seriam inseridas); Edição; Publicação; e acesso do público.
-Incidências: Ruídos e possibilidades de edição por parte de outras pessoas e veiculação na internet.
-Duração do Trâmite: O acesso poderá ser dado por tempo indeterminado.
        -Ordenação da Série:  Cronológica e Alfabética.
Função Arquivística: Para os produtores provar o registro do lançamento oficial do filme no Brasil e que este foi divulgado;

Depois de assistir ao Trailer e esperar o lançamento do filme, lá fomos nós para nosso momento Diversão. Não se preocupem, pois não irei analisar o ingresso ou a embalagem da pipoca, por enquanto. Então vamos ao filme em si:
Achei super interessante o início do filme que tenta mostrar como Magneto e o Professor X descobriram seus poderes na infância. Em especial gostei da história do Magneto, judeu que perdeu os pais na Segunda Guerra e que só foi salvo por conta de seus poderes. Para analisar a VERACIDADE dos poderes do futuro Magneto, um Nazista (não lembro o nome do personagem) o coloca frente a frente com sua amada mãe e o manda mover uma moeda de metal com seu poder, sob a ameaça de matar velha se ele não obtivesse êxito. Ele não obteve êxito, e sua mãe? Morreu! Enfurecido, a vingança foi o sentimento que o alimentou no resto da trama e como única lembrança física daquele triste momento Magneto levou a bendita moeda consigo até conseguir finalizar seu objetivo principal, matar os responsáveis pela morte da mãe. A moeda era mais ou menos assim:

Vamos brincar de Analisar de Novo?
Como não domino absolutamente nada do Alemão farei uma análise mais geral... E a considerarei no período em que esteve com Magneto:
Análise Diplomática e Tipológica da Moeda
1. Especificação do Documento

Denominação do Documento: Moeda Nazista
Denominação da Espécie:  Moeda
Data Cronológica: Data: 1938

2 .Caracteres Externos

Gênero: Especial
Suporte: Metal
Formato: Moeda  
Forma: Original Múltiplo
Signos Especiais: Símbolo Nazista, desenho da Águia e denominação do Valor (cinco).

 3. Caracteres Internos

Entidade Produtora: Responsáveis pela Produção
Produtor Arquivístico: Magneto
Função:  Servir como símbolo e bem de troca.
Descrição:  Moeda em Metal (ouro); águia ao centro junto ao símbolo nazista; Texto que em alemão que em português diz mais ou menos: “Linhas de Alemães Ricos 1938”.
Trâmite: Fabricação; Circulação; Mãos do assassino da mãe de Magneto; Magneto e no fim ela termina encravada na testa de um dos responsáveis pela “triste morte da dona Maria”.
        -Ordenação da Série:  Poderá ser por Cronológica; por Valor da moeda; pela proveniência.
Função Arquivística: Para Magneto representou a prova de uma momento triste de sua vida e serviu como o “símbolo maior” de sua vingança. Possuía também um grande valor recordativo.
Vocês estão achando que contarei todo o filme, Correto? Pois a moleza está acabando queridos Marombeiros. Estou ficando esgotado já, e não há energético no mundo que me dê mais animo neste momento. Além do mais ainda tenho que pegar no pesado logo mais.
Antes de finalizar gostaria de Compartilhar um dos vídeos reais que o filme incorpora ao seu roteiro e analisando a imagem e a contextualização cheguei a conclusão de que este possui Autenticidade Histórica, já que mostra o que verdadeiramente aconteceu em determinado período da historia (conceito de Luciana Durant). É o vídeo em que o ex presidente dos EUA John Kennedy emite uma ordem de bloqueio a navios Soviéticos de viajarem para Cuba em meio a crise dos Mísseis. Vejam se concordam com a Autenticidade Histórica, pois a Legal e a Diplomática eu tenho 95 por cento de certeza que este possui.


 
Em fim galera...Indico o filme a quem estiver interessado. Realmente depois do Deu a Louca na Chapeuzinho, nunca mais enxergarei filmes sem lembrar da possibilidade de contextualizá-los com a Diplomática. Antes que as más bocas sintam falta de uma contextualização maior com a Academia, lembro que em um momento do filme a ênfase é voltada para o treinamento dos super heróis, super pesado por sinal. Como exemplo divirtam-se com trechos do treino do Banshee.

Esse treino só não é mais pesado que este:


Cansei, o que resta a dizer é que: por enquanto é só isso Amigos e Amigas...
Apoio:

POR: Márcio Lima


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