quinta-feira, 9 de junho de 2011

O barato, que sai caro!




Bem galerinha, todos sabem que antes da realização de atividades físicas de qualquer espécie, é necessário adquirir os equipamentos que satisfaçam às necessidades de sua realização. Para a grande maioria das atividades, a exigência primordial, além de roupas adequadas, é o uso de tênis.
Mas como escolher um bom tênis? Será que o tênis falsificado garante o mesmo conforto que um original? Como distingui-los?
Seguindo o raciocínio desenvolvido em sala a cerca da autenticidade e da veracidade dos documentos, somado com os outros tantos suplementos que recebemos nestes meses de malhação intensa na Academia de Arquivologia, desenvolvemos um breve debate a cerca da autenticidade desses produtos. Tendo em vista, que a veracidade não é nosso campo de estudo.
Analisando o tênis falsificado, podemos notar que seu processo de produção, material empregado, dentre outros componentes que fazem parte do seu trâmite, não obedecem à regras impostas para a produção de um bom tênis. Além disto, os tênis falsificados, certamente, não possuirão as marcas de validação, que atestam sua procedência e garantia.

Alguns detalhes podem ser observados, imediatamente no ato da compra:
·    No caso da compra de um tênis original, devemos observar se o código impresso na etiqueta do tênis é igual ao código impresso na caixa. No caso dos “piratas”, ou os números não coincidem, ou simplesmente não possuem estes códigos;
·    A palmilha do tênis falsificado é mais fina enquanto no tênis original, há uma placa de amortecimento na região central da palmilha, que é mais grossa;
·   Verifique se há excessos de cola no calçado, pois ao passo que o tênis original é produzido sob um rigoroso processo, o falsificado, não tem muitos critérios;
·   Peça nota fiscal no ato da compra, o falsificado, por ser ilegal não poderá lhe fornecer tal documento.

Esses são apenas alguns, dentre os vários detalhes, que podem nos auxiliar na escolha de um produto genuíno. Muitas vezes, o preço baixo e a chance de ostentar uma marca famosa nos pés atraem milhares de pessoas para o consumo dos tênis piratas. O que essas pessoas não sabem, é do perigo a que se expõem com o uso do produto falso.
Segundo especialistas, o tênis pirata pode causar lesões nos calcanhares, tornozelos, joelhos e coluna. Por não ter um sistema de amortecimento, todo o impacto no solo é transmitido diretamente para as 33 articulações do pé, aumentando a possibilidade de fraturas. Em longo prazo, o tênis pirata intensifica o desgaste das cartilagens entre os ossos, podendo até provocar artrose. Além disso, o impacto nas articulações é 15% maior e a distribuição da força da pisada no tênis é 14% menos balanceada.


Análise Diplomática e Tipológica de um Tênis Puma Original

Denominação: Tênis Puma Original
Espécie: Tênis
Gênero: Especial
Suporte: Couro, borracha e algodão.
Formato: Pares múltiplos
Forma: Original
Signos Especiais: Logomarca Puma

Denominação tipológica: Tênis Puma
Entidade Produtora: Fabrica que produz o tênis
Entidade Receptora: Quem adquiri o produto
Função Administrativa: Desenvolver atividade, com finalidade lucrativa, concentrada na venda de calçados.
Trâmite: Fabricação do produto, distribuição em lojas, compra do produto, uso.
Função Arquivística: Dentro de um arquivo pessoal, pode trazer fins de recordação, ou atividade desenvolvida, como uma maratona, etc.
Validação: Logomarca, código de barras da etiqueta condizente com o da caixa, dimensões do tênis dentro do padrão.


Fonte: Projeto Escola Legal
                      Cherrystyle
                      Brasilusa 

Postado por: Fabíola, Rayana, Carina e Nayara

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Frequentadores