Para Chamar de Meu


 O TRABALHO - FIM

Olá caros Amigos da nossa Academia cotidiana, a Universidade. Bom em fim é chegado o término do semestre e para fechar com chave de ouro estamos aqui hoje para  realização da postagem mais importante de todo o Semestre, é isso mesmo meus caros o nosso tão esperado TRABALHO FINAL.
Partindo de todos os conceitos trabalhados em sala e de acordo com nosso grandioso arcabouço teórico, finalmente partimos para a prática. Depois de muita correria de muitas idas e vindas, finalmente saímos das preliminares e chegamos aos finalmentes. Como já anteriormente divulgado mudamos nosso documento, para melhor desenvolver nossos estudos e trazer como sempre, muito conhecimento para você meus caros.
O nosso querido Documento pode ser obtido AQUI.
A partir desse documento desenvolvemos nosso hiper, big e competente TRABALHO FINAL, que pode ser OBTIDO AQUI.
Para não restar dúvidas confirmamos os links a baixo e informamos é com muita honra que encerramos aqui nossa caminhada, nesse semestre conturbado. Quanto ao blog não se preocupe, ele ficará com a mesma proposta, te manter informado.

FIM
POR: ARQUIVO EM FORMA


 Recomeço!
Olá, caros amigos blogueiros de plantão. Como nem tudo na vida sai como nos planejamos, cá estamos nós para informá-los que o nosso bom e querido documento mudou. Antes nosso objeto de análise e estudo seria o termo de posse do reitor, porém, optamos por mudar de documento no meio do campeonato, devido as grandes dificuldades que estávamos enfrentando.
Você deve está se perguntando se realmente vai dar tempo de cumprir aquela trabalheira toda, mudando de documento agora, não se preocupe a nossa dedicação será a mesma para a construção de um bom trabalho. As fontes de informação propostas inicialmente permanecem inalteradas e como já dizia nosso grande amigo Lavoisier : “ Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Nosso blog como grande defensor dessa filosofia, também informa que após analisar cuidadosamente nossa proposta de análise, esta também permanecerá essencialmente do mesmo modo, apenas com pequenas alterações. Consulte aqui o formulário de análise a ser utilizado.
Em fim, este é apenas um esclarecimento para que possamos juntos desenvolver um trabalho, agora focado no Edital de seleção de candidatos às vagas do programa de pós-graduação em Educação Física para o curso de Mestrado Acadêmico.

Em breve mais publicações sobre o assunto!!!


PARTE 02: O Formulário! 
Olá queridos amigos da Academia. Você que está ansioso para o fim do semestre, não se preocupe, graças ao nosso bom e querido Santo Marombeiro está quase acabando. E como ainda estamos no quase, temos ainda alguns passinhos a dar em nossa caminhada em busca da construção do nosso gran finale: O Trabalho Final. Como já apresentado anteriormente, nosso documento será o Termo que dá Posse ao Reitor de uma Universidade. E nesse segundo momento buscamos desenvolver o formulário que subsidiará nossa análise Diplomática e Tipológica.
Depois de passar o semestre todo lendo textos e mais textos, fazendo análises segundo autores espanhóis, italianos, brasileiros, franceses é chegada a hora de misturar todos esses conhecimentos adquiridos ao longo desses meses e propor a nossa própria análise, é claro que embasada em autores como: Ruipérez, Bellotto, Lopes, Duranti, assim como nos manuais propostos, sobretudo pelos europeus e também de acordo com as nossas humildes opiniões. A partir dessas concepções elaboramos nosso modelo de análise e buscamos explicitar significativamente cada campo a ser analisado. A nossa análise irá se estruturar basicamente da seguinte forma:

Formulário de Análise Diplomática e Tipológica – “Documento para chamar de meu”
Análise Diplomática
-Denominação: Nome do Documento, neste campo é explícita a espécie e a função do Documento. Exemplo: Ata de Registro da 50ª reunião do Conselho Universitário. (ATA = Espécie; Função: Registrar a 50ª reunião do Conselho Universitário).  
-Definição: Para que fim é a determinada espécie, e que tipo de utilização tal documento possui.
-Código: Código da série que corresponde ao tipo no plano de classificação. Posição da série dentro do fundo ou do conjunto maior. A especificação do código dependerá da forma de estruturação do plano de classificação. Ex: Um documento de concessão de férias recebe a codificação 024.3 de acordo com o código do CONARQ (que é um modelo mais voltado para os assuntos dos documentos).
-Gênero: Configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizados na comunicação de seu conteúdo. Ex.: Textual (um ofício impresso), imagético (uma fotografia), fonográfico (uma música em áudio).
-Suporte: material em que é registrada a mensagem apresenta grande relevância na análise diplomática já que permite ao investigador identificar o material utilizado (papel, papiro, etc.) e, consequentemente, permite conhecer o seu processo de produção, bem como analisar as medidas e os cortes realizados no material a fim de prepará-lo para receber a mensagem.
-Forma: Dispõe sobre o  “Estágio de preparação de transmissão dos documentos”. Relata se sua produção foi original, cópia, minuta, rascunho.
-Formato: Configuração física de um suporte, de acordo com a natureza e o modo como foi confeccionado. Exemplos de formato são: folha avulsa, folhas múltiplas, cartaz, planta.

-Espécie: Configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. Algumas espécies são a carta, ata, termo, contrato, declaração, entre outros
-Linguagem: Dispões sobre o vocabulário e a composição do texto, se o texto é formal ou informal.
 - Data: Refere sobre a prescrição de sua produção, o local (data tópica) e o tempo em que foi produzida - cronológica (data do ano, mês, e dia... se possível)
-Protocolo: grupo de elementos documentais que antecede o texto. O Protocolo pode apresentar os seguintes elementos:
1. invocação que, em geral, só ocorre nos atos dispositivos mais antigos;
2.   titulação formada pelo nome próprio da autoridade (soberana ou delegada) de que emana o ato e por seus títulos;
3.  direção ou endereço parte que nomeia a quem o ato se dirige, seja um destinatário individual ou coletivo e
4. saudação, parte final do protocolo.
-Escatocolo: O Protocolo Final, que apresenta a finalidade de encerrar o documento, composto pelos elementos:
1. subscrição/assinatura , isto é, a assinatura do emissor/autor do documento ou quem o faça por sua ordem;
2. Datação: data tópica  referente à forma como está designado no documento o local onde ele foi assinado. E data cronológica, correspondente ao dia, mês e ano;
3. precação onde, por meio de dois elementos (assinatura de testemunhas e sinais de validação, como carimbos e selos), reitera-se a legalidade do documento.

Análise Tipológica
- Denominação Tipológica – Registra o tipo documental, a espécie a função que compõem o documento. EX: Memorando de solicitação de diárias e passagens.
-Autor: Entidade física/jurídica que produziu o documento. Destina-se ao emissor do documento. Para a Análise diplomática como tipológica é imprescindível tal dado para a configuração da análise orgânica do documento.
- Produtor arquivístico: é aquele que é titular do fundo no qual o documento está inserido de maneira orgânica. Ex: Um ato de nomeação não terá o mesmo contexto dentro do arquivo da pessoa que foi nomeada e do arquivo da instituição da qual passou a fazer parte.
-Destinatário: Entidade física/jurídica a que o documento se destina. Destina-se ao receptor, também possui um caráter importante para a relação orgânica do documento com seu fundo.
-Conteúdo: Abriga o assunto/tema de que se trata o documento, os fins que possui para a sua criação e o que nele aborda. Esse termo por ter um maior caráter subjetivo delimita maior cuidado do arquivista para uma análise correta.
-Legislação: Abriga sobre as regulamentações, normas, leis que se alicerça o documento. Sobre que base jurídica se baseia tal tipo documental. Este item é interessante em entidades públicas para fins de probatórios da veracidade dos documentos produzidos pelo órgão. O documento pode seguir tanto regimentos, leis internas, como também leis externas previstas pelo Poder Público.
-Trâmite: Sequência das diligências e ações (trâmites), prescritas para o andamento de documentos de natureza administrativa até seu julgamento ou solução. Dispõe sobre a organização da produção deste documento, foi elaborado por quem, passado por quem para ser aprovado, recebido por quem, entre outros.
-Função Arquivística: função que o documento desempenha dentro de um arquivo. Está relacionada ao seu valor de probatório.  Ex: Uma ata prova as decisões tomadas e os presentes em uma reunião.
-Função Administrativa: Razão principal da produção documental, para que fim foi produzido. Uma ata por exemplo, é produzida para registro de uma reunião.
-Vigência administrativa: “Qualidade que apresenta um documento enquanto permanecem efetivos e válidos os encargos e disposições nele contidos”. [Tempo de arquivamento no arquivo setorial.]
-Destinação Final: Destina-se ao a temporalidade do documento,  pela avaliação de seu valor secundário, se possui ou não valor histórico, probatório, informativo, determinando se o documento vai ser eliminado ou possuir sua guarda permanente.
-Valores do documento: Estabelece os valores pelo qual possui o documento e se seu caráter é de valor histórico, probatório, fiscal, legal, informativo.
- Autenticidade histórica: Reúne as informações que comprovam que os fatos explicitados no documento realmente convergem com o que aconteceu na realidade. Ex: uma ata para ser autenticamente histórica deve registrar de maneira fiel o que aconteceu em uma reunião, em termos de tempo, espaço e decisões.
-Séries Relacionadas: Designa as séries de documentos relacionadas, que de certa forma, trabalha juntamente com a série prevista, estabelecendo todo o contexto que possuem os documentos arquivísticos. Esta análise se torna interessante que através deste termo pode-se relacionar e ligar os documentos para sua melhor compreensão da estrutura orgânica em si.
-Formas de Ordenação: A Disposição dos documentos dentre uma série. Como serão organizados para uma melhor localização e possível recuperação. Estabelece a melhor forma de acordo com o seu usuário, produtor, dependendo da análise do documento previsto. Algumas formas de ordenação são alfabética, cronológica, temática, geográfica, entre outros.
-Acesso: Estabelece a forma de visualização, contato com o documento previsto. Ele pode ser tanto ostensivo, que todos podem visualizarem , irrestrito ou se é sigiloso. Esse termo é aferido por causa de documentos que não podem ter acesso total por seu conteúdo e/ou produtor, também pela prevenção de possíveis alterações por causa da visualização do documento. Dentre os documentos sigilosos, pode-se classificar como confidencial, e dentre os tais contem medidas especiais de acesso.
- Físico: condições de acesso direto ao documento. Reúne as características do grau de preservação a qual se encontra o documento.
      - Intelectual: Instrumentos de busca e recuperação da informação que amparem o documento a ser pesquisado;
        - Legal: Normatização referente ao grau de sigilo e restrições de pessoas que podem acessar ou não o documento.

Referência Bibliográfica

Dicionário de Terminologia Arquivística. São Paulo: AAB-SP, Secretaria do Estado Da Cultura, 1996
Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Arquivo Nacional, 2005. 232p.; 30cm. – Publicações Técnicas; nº 51
GONÇALVES, Janice. Como Classificar e ordenar documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, 1998. 37 p. (Projeto Como Fazer; v. 2)
Bom galera por enquanto é só e apenas isso. Aguardem nosso trabalho final, o Arquivo em Forma promete te surpreender! Rsrsrs. Brincadeira!
Por: Arquivo em Forma
PARTE 01: O Começo! 

 


Olá amigos da Academia, finalmente é chegada a hora do nosso tão esperado Trabalho Final, realmente não tem pra onde correr. Este é o segundo momento mais decisivo da nossa querida disciplina Diplomática e Tipologia Documental e nós do Arquivo em Forma que já estamos suando a camisa desde o início do semestre agora vamos duplicar nossos esforços. E para dar início a esta maratona lá fomos nós decidir o santo documento e cumprir com os requisitos iniciais do “Nosso Documento”.
Mais que documento? Que trabalho é esse? Você que não faz parte da disciplina deve está se perguntando.

Só para Descontrair!

Vamos lá então. O trabalho final deste semestre consiste na escolha de um Documento típico de Universidades e que você (no caso nós) deve chamar de seu. São várias as exigências, meus caros, dentre outras deveremos traçar uma análise histórica e verificar a aplicação deste documento em outras Academias (Universidades), além é claro de propor várias análises Diplomáticas e Tipológicas. Em fim, vamos ao que de fato interessa neste momento, para acabar com sua curiosidade o Arquivo Em Forma tem a honra de dizer que é nosso e somente nosso, o documento intitulado de....???!!!! (que rufem os tambores e soem os clarins). Chega de palhaçada galera o documento que resolvemos chamar de nosso é o Temo de Posse do Reitor.
Isso mesmo, frangos da Academia. Resolvemos escolher o documento que nomeia e oficializa a posse de nossa Magnificência maior, o Reitor. Percebemos que este é um documento que não fala por si só, por isso resolvemos analisar todo o contexto que leva a criação deste documento, assim como os demais documentos que nascem diretamente relacionados ao Termo de Posse. Muitos podem estar se perguntando se este de fato seria um documento típico de Universidade, mais aí nós te perguntamos em que outro lugar existe reitor meus caros? Na Academia de Ginástica? Na cozinha do PALADARQ? No estúdio de Tatuagem? Ou no Ateliê de Moda? Não, nas baladas da Night? Nos gramados de futebol? Ou também se chama reitor aquele que fica servindo aquela cervejinha? Não este é o garçom. E por sinal o leiloeiro da licitação também não se chama reitor. Indagações e brincadeiras a parte continuemos.
É fato que esses são pontos inquestionáveis e com respostas óbvias. A dúvida na verdade surgiu porque o reitor é um funcionário público e sua nomeação é um ato que ocorre em qualquer instituição pública. Por isso mesmo que buscaremos traçar uma análise contextualizada e apresentar o Termo de Posse dentro de um contexto Diplomático e Tipológico que com certeza o fará perceber onde reside a tipicidade deste documento dentro das Universidades.
Nesse árduo e demorado processo de contextualização iremos ter como subsídio a legislação Vigente do Ministério da Educação que diretamente se relaciona com a nomeação e processo de escolha dos reitores; a legislação da nossa querida UnB que nos servirá de modelo para análise de outras legislações de outras Universidades; para a parte mais voltada para as análises Tipológicas e Diplomáticas e para nos subsidiar na definição das relações que devem ser estabelecidas com o nosso querido curso a fonte de informação que utilizaremos será a bibliografia até agora trabalhada no curso e demais obras que possam nos apoiar de alguma forma, não fiquem ansiosos, pois logo, logo definiremos estas fontes com maior precisão, quando de fato começarmos a “malhar pesado”, por enquanto estamos apenas aquecendo.
Além disso, buscaremos fazer um trabalho verdadeiramente arquivístico em busca do Termo de Posse do Reitor. Dentre os nossos planos estão visitas ao Arquivo do Ministério da Educação, que é onde o documento fica e uma análise interna concentrada na Reitoria da UnB. As visitas ao MEC serão importantes principalmente para percebermos a aplicabilidade deste documento em outras Universidades, pois queremos observar, se a lei que rege esse instrumento de posse realmente é cumprida de forma homogênea e principalmente observar se existe uma padronização da estrutura deste documento. Em fim, o que queremos apontar é que em todas as Instituições Públicas do nosso querido país Tropical, o Termo de Posse do Reitor possui a mesma função e as mesmas pessoas competências para elaborá-lo.
Por enquanto acreditamos que seja somente isso. Aguardem mais informações e saibam que mesmo sendo competência do Ministro da Educação nomear o Reitor iremos analisar também, o Termo de Posse daquele que vira Reitor quando o oficial está ausente, ou seja, o Vice Reitor, já que este documento é elaborado internamente e fica guardado na nossa querida UnB.
Por: Arquivo em Forma

0 comentários:

Postar um comentário

Frequentadores