Glossário

O que é, O que é?

Área-Fim - Atividades Intimamente relacionadas a missão de uma organização.
Área-Meio - Atividades que dão suporte as atividades finalisticas de uma organização, tais como contabilidade, administração de pessoal, aquisição de bens, entre outras.
Arquivo - Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, Independentemente da natureza do suporte. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística).
Arquivo em Forma: Blog criado como requisito da disciplina Diplomática e Tipologia Documental na Universidade de Brasília. Destaca um conceito inovador ao modo de aliar conhecimento e saúde.
Arquivo Nacional - Instituição ligada ao Ministério da Justiça, responsável pela gestão documental da administração pública federal.
Arquivista - Profissional que trabalha com os arquivos e documentos arquivísticos produzidos, recebidos e / ou acumulados no decorrer das atividades de uma instituição, ou pessoa, visando promover uma gestão documental dentro das atividades.
Arquivologia - Área do conhecimento humano que estuda os arquivos e os documentos arquivísticos produzidos, recebidos e / ou acumulados no decorrer das atividades de uma instituição ou pessoa, visando estabelecer os princípios e práticas que devem ser seguidos nos arquivos.
Autenticidade - É a Capacidade de se provar que um documento é o que diz ser. (Macneil, 2000).
Bibliografia -  Catálogo das obras com suas referências de um autor ou de um ramo de saber humano.
Blog -  Página de internet com características informais  utilizada para divulgação de um determinado tema, atualizada regularmente.
Certificado -  Declaração que garante uma veracidade de um fato, de um estado de coisas, ou o bom estado ou o funcionamento de um objeto / equipamento. (Belloto, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007).
Classificação -  Distribuição dos documentos por códigos.
Contrato - Documento dispositivo diplomático pactual, horizontal; registro de acordo pelo qual duas ou mais pessoas físicas ou jurídicas estabelecem entre si algum direito e / ou obrigação. (BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e Tipológica de Documentos de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002).
Cópia - Reprodução de um documento, geralmente qualificada por sua função ou processo de duplicação. (Dicionário de Terminológia Arquivística).
Dar uma bola: expressão usada para solicitar ajuda durante um exercício com número elevado de anilhas
Descrição - Utilização de características quantitativas e qualitativas, as quais definem algo.
Diplomática - Disciplina que tem como objetivo o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos. (Dicionário brasileiro de terminologia arquivística).
Documento - Qualquer objeto de valor documental (fotografias, peças, papéis, filmes, construções etc) que elucide, instrua, prove ou comprove cientificamente algum fato, acontecimento, dito etc (Dicionário Houaiss).
Documento de Arquivo - Informação registrada, Independentemente de suporte, produzida ou recebida e mantida por uma Instituição ou pessoa não decurso de suas atividades públicas ou privadas.
Documento diplomático - É o registro legitimado do ato administrativo ou jurídico, conseqüência, por sua vez, do fato administrativo ou jurídico.
Dossiê - Documento não-diplomático informativo; Unidade documental na qual se reunem informalmente documentos de natureza diversa com uma Finalidade específica. (BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e Tipológica de Documentos de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002).
Entidade produtora - Instituição que detém a posse física e/ou digital do documento.
Espécie Documental -  É a configuração que assume um documento de acordo com a disposição ea natureza das informações nele contidas. (CAMARGO e BELLOTTO apud BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise Tipológica de Documentos de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002).
Frango: Indivíduo que ainda não alcançou 40 cm de braço.
Gênero documental - Reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e a forma de registro da informação, como documento audiovisual, documento bibliográfico, documento cartográfico, documento cinematográfico, documento iconográfico, documento eletrônico, documento micrográfico, documento textual. (Dicionário de Terminológia Arquivítica).
Marombeiro: é um estereótipo masculino usado no Brasil, caracterizado pelo indivíduo que pratica musculação e tem uma preocupação geralmente excessiva com o seu porte físico visando buscar popularidade, com o foco apenas no social.
Nota fiscal -  Relação numerada na qual se especificam as mercadorias vendidas, indicando-se os preços unitários eo total, que obrigatoriamente acompanha como na entrega ao comprador. (BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e Tipológica de Documentos de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002).
Plano de Classificação -  Esquema de distribuição de documentos em classes elaborado de acordo com o estudo da estrutura, das Funções e atividades de uma empresa e dos Documentos Produzidos No decorrer de suas atividades.
Série - Subdivisão do quadro de arranjo , que corresponde a uma seqüência de documentos relativos à mesma função, atividade, tipo documental ou assunto. (Dicionário de Terminológia Arquivística).
Supino: Aparelho da academia utilizado para a definição da região dorsal.
Terminologia -  Conjunto de termos particulares de uma ciência, de uma arte, de um ofício ou profissão; nomenclatura.
Tipo Documental - A denominação que recebe o documento de acordo com uma função para um qual ele foi criado.
Tipologia Documental - Estudo dos tipos documentais.
Tomar uma dura: de nada tem a ver com a expressão policial de mesmo nome , mas sim à abreviação do esteróide DURATESTON de uso muito frequente entre os malhadores.
Treino: é o termo mais usado entre os malhadores e o que o discrimina entre as outras pessoas da academia. O malhador não diz eu malho, diz eu treino. A variação "trêno" é mais usada que a forma gramaticalmente correta "treino".
Veracidade - São características que definem o documento como verdadeiro.
Xurriado: Ver Frango.

OBS: Nos baseamos em glossários de semestres anteriores e em algumas definições disponíveis na internet ou já dominadas pela sociedade. Em breve divulgaremos novos termos...

Frequentadores