Entrando em Forma

Dicas para escolher uma academia

ü  Prefira uma academia próxima a sua casa ou local de trabalho para não ser vencido pela preguiça e assim faltar em aulas que já estejam pagas

ü  Certifique alvará de funcionamento e da existência de um departamento de avaliação física (serviço cobrado à parte) e também da variedade de horários, modalidades e níveis técnicos, para assim, casar sua disponibilidade e preparo físico  Pois é sua saúde que está em jogo.  Verifique se academia tem registro no Conselho de Educação Física e se o preço praticado está compatível com o mercado;

ü Solicite um contrato que formalize a matrícula. O documento deve discriminar as atividades que serão exercidas, horários de aula, valor da mensalidade, multas por atraso de pagamento e a cláusula de rescisão, para não ter problemas caso haja desistência.

ü  A recepção deve ser agradável, o funcionário deve ser atencioso e lhe passar o máximo de informações . Se a academia não conseguir atender bem seus clientes, é porque não primam pela organização.


ü  Fique atento à ventilação do espaço físico e à higiene dos locais, principalmente os banheiros e vestiários  é fundamental, como nas salas de aula. e o estado de conservação em que se encontram os materiais e aparelhos. É uma questão de segurança.

ü  Observe a infra-estrutura da academia: estacionamento, lanchonete, piscina, vestiário, ambulatório, avaliação física e segurança, se as salas são muito cheias não é recomendável, pois você pode se machucar ou machucar um colega. Quanto mais alunos numa sala, menor a possibilidade do professor observar o aluno com atenção. Isso é um ponto desfavorável às grandes academias.  E impossível, orientar, controlar e observar mais que dez alunos ao mesmo tempo.

ü  Verifique também se os horários das aulas de seu interesse são compatíveis com seus horários disponíveis.

ü  Quanto aos professores, segundo a lei 9696 e a lei estadual 6.121/2006, que regulamenta a profissão de Educação Física, todos os que atuam na área, devem ter registro no conselho de Educação Física. Quanto a  estagiários não podem dar aulas sem acompanhamento de um profissional . Pois é sua saúde que está em jogo. 

Mas lembre-se, nenhuma academia faz milagres no seu corpo, o que conta é  seu comprometimento, freqüência e determinação, acompanhados de boa uma orientação 


E pra quem já malha em alguma academia, ela atende a esses requisitos? E principalmente ela possui alvará de funcionamento e da existência de um departamento de avaliação física? Você tem um contrato que formalize a matrícula? Seus professores possuem registro no Conselho Regional de Educação Física? 
E pra quem já malha ou pretende malhar, pra você qual a importância de uma academia possuir toda essa documentação? Deixe a sua opinião.

Por: Rayana Lustosa






Frequentadores