quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ultrasecretos para sempre?

O destino dos documentos ultrassecretos vem dividindo o Congresso Nacional. A câmara aprovou recentemente um projeto que acaba com o sigilo eterno, meus caros marombeiros. O impasse agora está nas mãos de nossos queridos senadores. Por um lado novamente vem à tona a discussão da necessidade de manter segredo para garantir a segurança Nacional e por outro nós, reles mortais e nosso maravilhoso direito a informação.
Se você está cansado desse linguajar da Academia, a reportagem completa sobre o assunto pode ser vista aqui amigos de maromba, mais depois volte e comente aqui.
Bom, na minha opinião de fato existe a necessidade de garantir restrição de acesso a determinados documentos, porém, não de forma eterna. É preciso desenvolver uma política consistente nesse sentido, não há razão para privar o cidadão de acessar informações, que além de muitas vezes  possuírem alto interesse social, também fazem parte da nossa história. Esse impasse político não é recente, e restringir o acesso nos leva apenas a duvidar ainda mais de nossos políticos, além de calar muitos fatos de nossa história registrados nessa documentação.
Caso este projeto de por fim a “eternidade do sigilo” seja aprovado, perceberemos mais uma importante medida governamental no sentido de garantir ao povo o que é seu por direito. É fato, que nos últimos anos muito se tem evoluído na questão de disponibilização de informações que antes eram guardadas “a sete chaves”, o projeto memórias reveladas é um belo exemplo disso. Em fim, vamos esperar a votação em nosso querido Senado Federal, para que possamos emitir maiores juízos de opinião.
Mudando agora de assunto, amigos da Academia, gostaria de aproveitar a oportunidade e divulgar um evento onde com certeza você não será privado de nenhuma informação, muito pelo contrário: O Brasília Capital Fitness. Este ano o evento ocorrerá de 11 a 14 de Agosto de 2011. Para não perder a tradição vejam o vídeo oficial do evento do ano de 2010 e claro, a análise diplomática.

Análise Diplomática e Tipológica do Vídeo Oficial do BSB capital Fitness 2010

1. Especificação do Documento

Denominação do Documento: Vídeo Oficial Brasília Capital Fitness 2010
Denominação da Espécie: Publicitário
Data Cronológica: Data: Colocarei a data da postagem – 12/11/2010.

2 .Caracteres Externos

Gênero: Videográfico
Suporte: Meio Digital
Formato: Imagens não estáticas e sonorizadas
Forma: Original
Signos Especiais: Nome do produtor, logomarcas dos produtores.

3. Caracteres Internos

Entidade Produtora: Ativo.TV
Entidade Receptora: A quem interessar possa.
Função: Difundir evento Brasília Capital Fitness
Descrição: Entrevistas, informações gerais sobre o evento, divulgação da estrutura.
Trâmite: Produção do vídeo; Edição; Publicação; e acesso do público.
-Incidências: Ruídos e possibilidades de edição por parte de outras pessoas e veiculação na internet.
-Duração do Trâmite: O acesso poderá ser dado por tempo indeterminado.
        -Ordenação da Série: Cronológica e Alfabética.
Função Arquivística: Para os produtores provar o registro do lançamento oficial do evento e difundir alguns resultados obtidos pelo evento.
   
Por hoje é só!
Por: Márcio Lima

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Frequentadores