quarta-feira, 8 de junho de 2011

Estudante de educação fisica, você sabe seus principios éticos?



Queridos amiguitos,
Durante minhas reviravoltas virtuais, cheguei ao site do Conselho Federal de Educação Física, a acabei encontrando vários guias que podem ser muito uteis tanto a profissionais desta área, como para nós mero mortais, a saber como deve estabelecer tal profissão.

Hoje decidir da uma avaliada sobre como é estabelecido o guia do Estudante de Educação Física.
Primeiramente achei de leitura simples e rápida, ajudando-nos a ver como deve se estabelecer tal curso.

Vamos lá então muchachos.

 O guia está aqui.
 Resolvemos delimitar alguns pontos principais de tais documentos, prentem atenção estudantes:

1 - Primeiramente veremos como CONFEF estrutura-se e trabalha para ampliar e aprimorar os serviços prestados por profissionais de Educação física.
"Objetivando orientar os acadêmicos de Curso de Graduação em Educação Física, uma profissão que tem como foco principal o desenvolvimento junto à Sociedade de uma cultura de estilo de vida que possa ser suficientemente ativo, permitindo ao Cidadão viver e conviver a seu modo e de acordo com seus anseios, necessidades e desejos, a uma vida em comunidade, é que o Sistema CONFEF/CREFs estabelece este Guia de Princípios de Conduta Ética específico."
"Quem aceita prestar serviços sem ter a competência necessária ou sem estar atento para que esta se consubstancie comete infração aos princípios da ética, em razão do prejuízo defluente". Esse alerta deve ser complementado com a afirmativa: "Desconhecer como realizar a tarefa ou apenas saber fazê-Ia parcialmente, em face da totalidade do exigível para a eficácia, é conduta que fere os preceitos da doutrina da moral (ética)". LOPES DE SÁ (2001. p.151).

2 - Dos principios fundamentais:
A - Amor à profissão;
B - O respeito à vida, à igualdade, à integridade e aos direitos do indivíduo;
C - Responsabilidade social;
D - A ausência de discriminação ou preconceito da qualquer natureza;
E - Respeito à ética nas diversas atividades de aprendizagem acadêmico-profissional;
F - Valorização do significado e da identidade profissional no campo da atividade física;
G - Diligência com os que participam de seus momentos de aprendizado acadêmico-profissional;

3 - Direitos
 01 - Participar da todas as atividades práticas e teóricas da sua formação sem que sofra discriminação de qualquer natureza;
02 - Exigir sempre o maior respeito às suas limitações de qualquer natureza;
03 - Solicitar o pleno desenvolvimento dos conhecimentos que julgar necessários ao seu futuro exercício profissional;
05 - Gerir pela melhoria da qualidade dos meios - recursos humanos, tecnológicos, físicos, de equipamentos e materiais, necessários ao desenvolvimento das suas atividades de formação acadêmico-profissional;
06 - Participar da elaboração e execução de projetos e demais trabalhos científicos sob orientação de docentes do Curso ou de profissionais qualificados e habilitados, no intuito da melhoria da sua formação acadêmico profissional;
Recomendação Ética
"O cumprimento dos preceitos Éticos deve ser assumido como ação natural, essencial, acima do formal ou compulsório, que por leis ou obrigações possa ser coercitivamente imposto."
Viu como não é simples ter uma conduta ética. Para nós, ao se relacionar com vidas e principalmente muitas das vezes com a saúde física e muitas das vezes mental também, é imprescindível as atribuições de tais condutas. Achamos que para qualquer pessoa que esteja cursando necessita saber e aplicar tais princípios.
E vocês? O que acham disto? Acham uma boa iniciativa da CONFEF elaborar este guia para maior aproximação dos estudante de educação física?

Resolvemos então aplicar ao arquivo é claro. Como este guia se encaixaria no arquivo da CONFEF?? Elaboramos uma analise tipológica e diplomática de tal documento.
Análise Diplomática e Tipológica
Denominação do documento: Guia socioeducativo
Espécie: Guia
Gênero: Documento textual
Suporte: Papel
Formato: Panfleto
Forma: Original múltiplo
Signos Especiais: logomarca da CONFEF,

Denominação tipológica:
Guia para educação socioeducativa
Entidade Produtora: CONFEF
Entidade Receptora: Todo aluno de graduação em Educação Física
Data: Tópica e Cronológica
Função Administrativa: Divulgar e ampliar atraves de uma linguaem menos formal os princípios, direitos e deveres que devem prestar quqlauqer aluno na graduação em Educação Física.
Função Arquivística: Provar que no guia contem tanto os direitos e os deveres para um aluno de graduação em Educação Física
Trâmite: Produção do Documento, divulgação do documento (atraves da web e de forma impressa), aluno de graduação em Educação Física.


Postado por:Carina Pradera



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