terça-feira, 31 de maio de 2011

O mistério da Caixa-preta

Domingo, no Fantástico e Segunda, na Ana Maria, vi como a caixa-preta funciona e como é interessante tal instrumento para relatar o que realmente acontece dentro de um avião. Decidi então demonstrar como esse pequeno aparelho informa e que é um documento imprescindível para qualquer companhia.


Esta pequena caixinha é muito interessante. Dentre as minhas pesquisadas encontrei um informativo bem autoexplicativo que segue abaixo:

Um fato que gostaria de destacar, é como esta pequena caixinha guarda dois tipos diferentes de informação, o registro sonoro e também de atividades desempenhadas pelo controle da aeronave. Disto que me chamou atenção enquanto assistia a televisão.

Dentro da reportagem, demonstraram um dos acidentes ocorridos no Ano de 2007 e como tal procedimento relatado pela caixa-preta garante um maior conhecimento e provavelmente a descoberta de tais acidentes. Dentro do ocorrido com o acidente do avião 447 da empresa Air France, a a caixa-preta se delimitou com grande acerto. Dentro da reportagem feita pelo Fantástico, os dados captados pela determinada caixa-preta incide que a causa do aciedente foi provocado por uma pequena peça chamada pitots ( o medidor de velocidade) e desta forma atrapalhando o funcionamento da aeronave. Usando um procedimento para o retorno da velocidade, foi levantado o avião a 16 graus para que pudesse voltar o pitots , porem não surtiu efeito e como tal, perdeu-se a sustentação do avião que caiu em queda até o mar. Para ter mais esclarecimentos veja o vídeo abaixo:

Como é incrível que por causa de certos equipamentos todo um complexo que é um avião pode causar dano, e como também, uma pequena caixinha pode trazer tantas informações necessárias.

A caixa-preta principalmente a uma instituição, garantirá muitas informações essenciais. Então decidi fazer uma analise diplomática e tipológica de uma caixa dessas... Considerando-a orgânica pelo qual é produto de uma atividade. Não sei ao certo se é certo considerá-lo como documento arquivístico... pois na verdade poderia seria considerado os documentos sobre a análise da caixa-preta . Porém...Vamos lá people, yeah \o/!!

Analise Tipológica e Diplomática
Denominação : Caixa-preta
Definição: equipamento que armazena dados sobre o voo.
Classe: Sonora e Digital (Metadados)
Suporte: Metal
Forma: Original Única
Formato: Caixa-Preta
Produtor: Empresa Aerea produtora do avião
Destinatário: usuários internos da instituição ou para possivel pericia de acidentes
Conteúdo: Dados sonoros do diálogos dos pilotos na operação; Dados de atividades operacionais desempenhadas pela aeronave.
Data: Tópica e Cronológica
Função: Registrar dados sonoros e digitais de operações realizadas dentro da cabine de operações de uma aeronave.

Intitulação: Empresa Air France


Fontes:



Por : Carina Pradera

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Frequentadores