segunda-feira, 30 de maio de 2011

Suplemento 05 - As formas assumidas pelos documentos fotográficos

Uma imagem vale mais que mil palavras?
As formas assumidas pelos documentos fotográficos. 

Depois de passada a prova ( e que prova ufa -.-"), posso finalmente então postar sobre documentos imagéticos, em especial a fotografia que me chamou bastante a atenção quando li sobre o assunto. Segundo a tese do professora André Ancona Lopez, com a difusão dos documentos imagéticos e sua incorporação nas práticas administraticas provocou uma valorização dos mesmo em seu papel como documento.
A gênese do documento fotográfico é uma dos fatores mais importantes para impedir as armadilhas do caráter polissêmico da imagem, isto é, sabendo sua origem saberemos então a que serie documental esta imagem pertence.
Tratando documento fotográfico como Espécie, ele pode então assumir três formas: 

- Positivo Final: É o documento final, a fotografia que conhecemos, pode ser obtida tanto pela capturação direta da luz emitida pela cena real por intermédio de um negativo ou de recurso digitais.

- Negativo Fotográfico: Utilizado como  intermediário entre a cena e a imagem final, possibilita tanto uma escolha dos materiais a serem transformados em positivos, como utilizações posteriores e multiplas da mesma imagem em documentos diferentes.

- Positivo Instrumental de Contato: Produzido a partir de negativos de pequeno formato apenas para permitir uma visualização mais precisa da imagem. Costuma ser feitos por instituições de guarda de acervos fotográficos para a seleção das imagens a serem reproduzidas, as quais se tornarão documentos finais.

A imagem fotográfica também pode ser utilizadas em outros documentos como por exemplo: livros, jornais, cartazes, cartões-postais etc. Desta forma surge outras especies e formas documentais, mas a imagem entra como um componente dos mesmos.

E analisando, o corpo é do mesmo jeito dependendo da variação do exercício você pode adquirir a forma tão desejada!
Tem pessoas que fazem exercícios concentrados no abdomêm pra ficar com aquela barriga de tanquinho.
E tem pessoas (pricipalmente os homens), que se matam nos pesos para adquirir aqueles músculos super definidos.
Já tem pessoas que querem garantir a "forma interior" e se entregam no yoga e na meditação.
E tem aqueles cheinhos que sonham e assumir a forma dos magrinhos e tem magrinho sonhando em formar mais uns quilinhos.


E é assim, documentos assumem formas e nós também, afinal coisas que parecem ser tão distintas como documentos e seres humanos, no final estão cada vez mais perto.

Espero ter esclarecido ou informados vocês, e até o próximo post ;D

Fonte base para o post: Tese de André Ancona Lopez: As Razões e os Sentidos.

Por: Fabíola Alves ;D

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Frequentadores