segunda-feira, 30 de maio de 2011

Suplemento 04 - Caracteres internos e externos documentais e físicos

Na semana de Estudo super punk que tive semana passada, enquanto estava revendo os capítulos do Ruiperez e dando uma olhada básica no cap. 5 na da autora Luciana Duranti, contemplei os conceitos de caracteres externos e interno. Então Pensei... “Não é que com o exercício físico também temos vantagens externa e internas!” Então vamos lá gente. O que na diplomática e no corpo são esses caracteres tanto internos como externos?!
Para ter uma melhor noção tanto de tipologia tanto como na diplomática documental  é imprescindível a analise de caracteres externos e internos dos documentos. No cap. 1.2 do renomado Mariano Ruipérez, ele faz a analise de certos autores de como eles o conceituam e veja o que eles tratam:
O. Gallego – os atributos externos, estão unidos a GÊNESI E A PRODUÇÃO MATERIAL, CORPO E ENVOLTURA DO DOCUMENTO (gênero, formato, forma, quantidade e  volume), Os atributos internos são  A ALMA, CONTEÚDO, E ESSÊNCIA (entidade produtora, origem funcional, destinatário, data e conteúdo) do documento.

Duranti então explicita com detalhes os caracteres analisados dos documentos medievais e que alguns aspectos podem ser considerados hoje em dia. Ela caracteriza o seguintes dados aabaixo:

Os caracteres externos  - são os que constituem o caráter MATERIAL do documento, sua aparência externa. Não necessita da leitura do documento. Que são:
 - Suporte Local que insere a informação, é analisado o material (como papel, o disco rigido, a fita casse, papel fotografico etc.).Tambem se encontra sob seu formato (original, cópia, minuta).
 - Escritura – a parte registrada, escrita, como se encontra sua disposição, paginação, feito a mão ou por tinta, digital etc. ).
 - Linguagem – forma pela qual se encontra o vocabulario tanto no formal, informal, comercial etc.).
 -  Sinais especias -  Que garantem a caracteristica de respectivo documento, e também as assinaturas de seu produtor para dispor autenticidade).

 Exemplo. Num memorando tem uma forma correta de dispor a informação como a a sua assinatura, o número do memorando e a forma que deve ser escrita. Já numa ficha de incrição de uma academia, não se encontram a mesmas disposições , já se aborda perguntas sobre dados pessoais e fisicos, como também uma linguagem mais formal para a compreensão do usuário.


Caracteres internos –  tods os elemento de articulação intelectual: o modo de apresentação do conteúdo do documentos, ou as partes que determinam o teor do conjunto.
 -  Protocolo – Conteúdo administrativo da ação (Nome da entidade produtora, destinatario, suas datas tanto tópica como cronológica)
 - Texto  - ação, considerações e circuntâncias que digam a origem e a condições relacionadas aos seus documentos (Seu assunto ou conteúdo).
 - Estatocolo – contexto de documentação da ação (meios de validação, responsabilidades).

Exemplo - Dentro tambem de um memorando seus caracteres internos seriam, quem é o produtor daquele memorando (seu dewpartamento, a quem se refere, qual o assunto abordado por ele. Já nuam ficha de inscrição, é para quem a academia dirigira, a sua função admisnitrativa.

No nosso corpo físico acontece o mesmo, Os benefícios externos, como ao MATERIAL  E APARENCIA EXTERNA  segundo o professor Fausto Arantes Porto  é que a na aparência ocorre a melhora:
 - Melhora seu visual
 - Melhora sua postura
 - Os músculos ficam mais eficientes e com melhor tônus
 - Combate o excesso de peso e o acúmulo de gordura
No trabalho:
 - Aumenta a produtividade
 - Melhor índice de freqüência no trabalho
 -  Combate o estresse e a indisposição
 - Melhora sua capacidade para esforços físicos
No dia a dia:
 - Maior disposição para as tarefas cotidianas
 - Melhor elasticidade e flexibilidade do corpo
 - Melhora sua auto-estima
 - Você se alimenta e dorme melhor
 - Vive melhor e com mais qualidade
No beneficio interno, A ESSENCIA DO CORPO SE ENCONTRA:
 Na saúde:
 - Aumenta a qualidade e a expectativa de vida
 - Melhora seu sistema imunológico
 - Previne e reduz os efeitos de doenças como:

 - Cardiopatias
 - Estresse
 - Obesidade
 - Osteoporose
 - Hipertensão arterialDeficiências respiratórias
 - Problemas circulatórios
 - Diabetes
 - As alterações das taxas de colesterol (lipídicas)

Viu que tantos os documentos como no nosso corpor é essencial o conhecimento tanto interna como externamente.

É so isso pessoal, até o próximo suplemento para ficar mais forte por dentro e por fora.

Fonte:
 - RUIPÉREZ, Mariano García. SERIES Y TIPOS DOCUMENTALES. MODELOS DE ANÁLISIS. En LEGAJOS. CUADERNOS DE INVESTIGACIÓN ARCHIVÍSTICA Y  - GESTIÓN DOCUMENTAL. Nº 10. 2007. Publicación del Archivo Municipal de Priego de Córdoba, pp. 9 – 26.
 -  DURANTI, Luciana. Diplomatica: nuevos usos para una antigua ciencia. Trad. VAZQUEZ, Manuel de. Carmona: Asociación de Archiveros de Andalucía, 1997.
Postado Por: Carina Pradera

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Frequentadores