segunda-feira, 11 de abril de 2011

A Resistência dos Suportes Informaconais

         Ainda pode ser possível recuperar o computador queimado de Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, que invadiu salas de aula cheias de alunos na escola Tasso da Silveira na quinta-feira passada (7), matando 12 crianças. Ele tentou eliminar pistas, segundo a polícia, ateando fogo no equipamento. Mas, segundo especialistas, fogo não é a melhor maneira de se livrar de um disco rígido – na verdade, HDs são bastante resistentes contra altas temperaturas. Se o fogo não chegou a danificar as mídias do disco (chamadas de platters), os dados ainda podem ser recuperados.
A coluna Segurança Digital do G1 consultou por e-mail dois especialistas em recuperação de dados, um brasileiro e um norte-americano, para saber quais são as principais causas de defeito em discos rígidos de computadores, e se HDs incendiados são normalmente recuperáveis.
“Acredito que as pessoas se surpreenderiam se soubessem quanto calor uma unidade de disco rígido pode suportar. Isso se deve principalmente à engenharia de construção de um HD, que posiciona as mídias (platters) em um ambiente selado dentro do disco”, explica Lerry Granville, diretor de operações da empresa DataRecover.
A DataRecover trabalhou na recuperação de dados do avião 3054 da TAM e também em alguns casos de discos danificados pelo furacão Katrina, que devastou a cidade de Nova Orleans, nos EUA, em 2005. A empresa atua no ramo desde 1994.
Scott Moulton, especialista com mais de 20 anos de experiência em recuperação de dados para perícia e diretor da empresa norte-americana My Hard Drive Died, tem a mesma opinião, mas enfatiza a dificuldade do processo. A recuperação de dados pode precisar construir um HD idêntico ao queimado e colocar as platters do HD danificado nele. Mas o fato de o disco estar queimado pode dificultar a identificação dos componentes necessários para a tarefa.
“As platters estão quase sempre intactas e brilhantes, pelo menos se nenhuma água entrou no disco. Porém, o resto dos componentes pode ter derretido. A parte mais difícil é o rótulo do HD, que faz os números não ficarem visíveis. A parte eletrônica é muito importante, mas o selo queimado torna difícil saber quais eram os componentes usados no disco para a construção de um drive idêntico”, explica Moulton.
“Não existe um botão mágico que recupere os dados. É necessário muita pesquisa e investimento, pois cada modelo necessita de ferramentas diferentes”, também afirma Granville. O processo exige especialistas altamente treinados e um laboratório com uma Sala Limpa classe 100, que filtra partículas para impedir que elas causem danos às platters quando estas foram expostas ao ar.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/04/em-muitos-casos-ate-discos-rigidos-queimados-podem-ser-recuperados.html
  
Postado por: Márcio Lima 

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Frequentadores