quinta-feira, 2 de junho de 2011

Mito ou Verdade?

Este é o momento de desfazer alguns paradigmas a respeito de atividades físicas e também, sobre nossa queria Arquivologia. Aguarde, pois é apenas o início da minha série:
MITO ou VERDADE?
Vamos lá, a nossas curiosidades...Interessantes, tão quanto aquelas que vem nas figurinhas do big-big... Ah! Aproveitando a oportunidade e já que virou moda, eu queria fazer uma análise Diplomática e Tipológica de uma figurinha dessas, mais não achei uma =( ... Não seja por isso, para não ficar só na vontade, resolvi fazer da tabela nutricional do Big Big de morango. Vou fazer da Tabelinha que acabei de imprimir para fazer parte das minhas orientações nutricionais... Mais a Tabela está Disponível AQUI.

Denominação do documento: Tabela Nutricional do Chiclete Big Big
Espécie: Tabela Nutricional
Gênero: Textual
Suporte: Agora em Papel
Formato: Folha Avulsa
Forma: Cópia


Denominação tipológica: Tabela Nutricional Chiclete Big Big Sabor Morango
Entidade Produtora: Arcor
Entidade Receptora: Todos que acessarem a Informação
Função Administrativa: Informar consumidores e cumprir com normas relacionadas a venda de alimentos que determinam a especificação nutricional de cada alimento que é comercializado.
Função Arquivística: Como agora faz parte do meu Arquivo, tem caráter informativo também. Além de provar a minha preocupação com a alimentação.
Trâmite: Legislação Específica, Estudo de Nutricionistas, Elaboração da Tabela, Publicação e Acesso.
Ordenação da Série: Ordem Alfabética de nomes de alimentos.

Cansei já...Deixa eu partir para as curiosidades antes que a Fadiga venha...rsrsrs...
Seguem as curiosidades, depois posto a análise da Figurinha!!!

“O exercício físico só funciona se sentirmos dor no dia seguinte”.

MITO. De acordo com o Personal Trainer, todo início de treinamento gera dor muscular porque o organismo não está acostumado com a prática. Porém, não é bom também manter o mesmo treino, utilizando as mesmas práticas. O grande segredo está em administrar estimulo x recuperação x novo estímulo, sempre respeitando as limitações da dor e tomando muito cuidado para que não virem lesões. “Treinar sempre com a mesma carga, mesmos métodos e mesmo tempo de recuperação, o nível de força permanece inalterado, mas o volume muscular diminui, não obtendo os resultados esperados”, comenta. 

“A descrição só ocorre na fase permanente”
MITO. Em qualquer uma das fases do ciclo de vida documental pode haver descrição, processo na maioria dos casos ligado a recuperação da informação. Um exemplo simples prezado marombeiro pode ser o espelho (não aquele que você utiliza para apreciar suas formas perfeitas), mais sim o utilizado para identificação em caixas. De certo modo, esta é uma descrição, simples mais é.

Musculação engorda”.

MITO. Estudos mostram que a musculação promove o emagrecimento similar aos exercícios aeróbios mais tradicionais como as caminhadas, as corridas e o ciclismo. “Os aeróbios utilizam a gordura como principal fonte de energia. Os anaeróbios como a musculação, emagrecem na mesma proporção. Pela ótica da Fisiologia, é que na hora do exercício, o corpo utiliza o glicogênio muscular como principal fonte de energia. Depois, como o organismo tem de repor, vai buscar nas gorduras essa energia, proporcionando o emagrecimento. O aumento da massa muscular acelera o metabolismo basal fazendo, à longo prazo, o corpo gastar mais energia parado”, comenta.

“Musculação na terceira idade, ajuda na qualidade de vida”.
VERDADE. Dedicar uma hora do seu dia para a atividade física faz bem à saúde em qualquer idade. O treino de força para a terceira idade é importante para as atividades básicas da vida diária como pegar uma caneta no chão, abrir um armário, estender uma cama, subir e descer uma escada e etc. “Além disso, há uma melhora cardiovascular e combate à osteoporose, obesidade, hipertensão arterial e diabetes”, diz.
Arquivologia e Biblioteconomia são campos iguais”
MITO. Embora sejam muitos os diálogos existentes entre as duas áreas, são distintos os campos de estudo de ambas as disciplinas. São ciências que possuem objetos e métodos distintos e por isso quem ainda possui esse paradigma ultrapassado, trate de desfazer.
“Exercício Físico libera endorfina (mesma substância de prazer relacionada ao sexo)”.

VERDADE. Endorfina é uma substância natural produzida pelo cérebro durante e depois de uma atividade física que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem estar e prazer. Ou seja meus caros marombeiros se a carência estiver muito grande, praticar exercícios físicos pode ser uma saída.

Treinar em jejum emagrece”.

MITO. É muito comum encontrar pessoas que fiquem horas em jejum a fim de reduzir o peso corporal. “Ao acordarmos, depois de 8 horas sem comer nossas reservas energéticas estão comprometidas e se formos praticar atividades físicas, ocorrerá uma queda na concentração de glicose sangüínea que já estava baixa, levando a uma situação de hipoglicemia que pode resultar em situações graves como perda de consciência, tremor, fraqueza e visão turva”, alerta Cavalheiro. O ideal é manter uma dieta balanceada com seis refeições diárias distribuídas a cada três horas, com alimentos saudáveis e ricos em proteínas e carboidratos em moderação.
“O primeiro curso de Arquivologia foi criado pelo Arquivo Nacional”
VERDADE. Foi no Arquivo Nacional onde em 1960, foi criado o primeiro curso de Arquivologia. Intitulado inicialmente de Curso Permanente em Arquivos, foi trans ferido para FEFIERJ, atual UNIRIO em 1977, quando são criados dois novos cursos o da Universidade Federal de Santa Maria e o da Universidade Federal Fluminense.
Fonte:
Por: Márcio Lima

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário

Frequentadores