sexta-feira, 6 de maio de 2011

Suplemento 01 - Série...O que é?

Este é um espaço destinado a abordar alguns conceitos trabalhados em sala de aula e na bibliografia proposta na disciplina. Buscaremos relacionar os conceitos teóricos da disciplina, com alguns conceitos e ou práticas das academias. Qualquer semelhança com o espaço "Digerindo" do blog PALADARQ, não é mera coincidência..Neste primeiro momento abordaremos alguns conceitos propostos para Série Documental e claro, trabalharemos também o conceito de Série dentro das Academias...Divirtam-se...

Série Documental. Vamos lá:

O primeiro conceito a ser abordado é o exposto pelo Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, que define série como sendo: Subdivisão do quadro de arranjo , que corresponde a uma seqüência de documentos relativos à mesma função, atividade, tipo documental ou assunto.
De acordo com o conceito proposto por Olga Gallego e exposto por Ruipérez, a série pode ser entendida como sendo um conjunto de documentos que possuem a mesma origem orgânica, a mesma função administrativa, que estão sujeitos ao mesmo trâmite, que possuem conteúdo similar, assim como aspectos externos parecidos.
Como estamos apenas esquentando nossos músculos abordaremos apenas três conceitos hoje. Então aí vai o terceiro conceito de Série Documental: Subdivisões dos fundos ou dos sub fundos, entendidas como conjuntos de documentos considerados como uma entidade homogênea por efeito de sua origem, utilização, forma ou sistema de arquivamento, conceito apresentado por Luís Carlos Lopes.

Veja agora a importância do conceito nas Academias de Musculação...

As séries de musculação são um dos factores que influenciam a eficácia de um treino. Há atletas que gostam de fazer movimentos rápidos e outros que gostam de fazer os movimentos mais lentos e controlados. Consoante o tipo de treino e a combinação de exercícios, fará mais sentido uma ou outra opção.
A velocidade a que fazemos os exercícios de musculação em tensão é o factor que mais influencia a contracção muscular e o esforço colocado nos músculos. É a tensão que obriga o músculo a contrair-se e a trabalhar, fatigando-o até não poder mais. Este esforço faz com que ocorra a hipertrofia muscular e o crescimento dos músculos.
A lentidão dos movimentos obriga também a série de musculação a ser feita com pesos mais leves e a permitir que os movimentos sejam mais controlados, ou seja, mais correctos para o corpo.
A velocidade a que se fazem as séries de musculação é bastante importante para criar melhores resultados em termos de hipertrofia muscular. Por isso é importante compreender este factor simples e incorporá-lo sempre quando estivermos a criar um plano de treinos.

Relacionando:
Bom, nos arquivos percebemos que as séries unem documentos que possuem basicamente a mesma função, a mesma disposição de arquivamento, que passam por processos de trâmite parecidos e nascem de forma similar. Nas Academias não é muito diferente, as séries de musculação nascem com um propósito específico: agrupar de forma organizada treinos que busquem o desenvolvimento de uma parte específica do corpo, ou seja, são exercícios que possuem a mesma função (desenvolver o bíceps, as pernas, as costas, os ombros etc. Em termos de funcionalidade e organização percebemos que os conceitos se aproximam, e para a organização de ambas as séries lembre-se que você deve contar com um profissional competente, seja ele um Arquivista ou um Personal...
Por enquanto é só isso...

Por: Márcio Lima

Fontes:
ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro, 2005.Disponível em : http://www.portalan.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf.  Acesso em: 06/05/2011

LOPES, Luís Carlos. A nova arquivística na modernização administrativa (p.313). Brasília, 2009. 2° Edição.

RUIPÉREZ, Mariano. Tipología. Series Documentales. Cuadros de  classificación. Cuestiones metodológicas y prácticas.

Séries de Musculação. Disponível em: http://ganharpeso.info/2008/10/29/series-de-musculacao/. Acesso em: 06/05/2011.


Artigos Relacionados

1 comentários:

John disse...

Boa iniciativa galera..õ/

10 de maio de 2011 às 10:52

Postar um comentário

Frequentadores