Aula 06/05 - CEDOC
Na sexta-feria passada em mais um de nossos dias de aulas na "Academia" foram propostos alguns exercícios que nos fizeram suar a camisa e por as mãos na massa (documental). Em uma verdadeira maratona de sobe e desce escadas foram propostas duas atividades: a primeira consistia em responder um questionário através de um levantamento de informações que se deu sem a ciência das perguntar que a posteriori seriam respondidas e a segunda atividade foi algo mais light, foi proposta uma análise de várias espécies documentais, como já vem feito desde o início de nossas malhações da sexta a noite.
Vamos então por parte, a primeira atividade levantava alguns questionamentos que debatemos em grupo e de acordo com o que já havia sido coletado chegamos as seguintes respostas:
A primeira pergunta pedia que listássemos as espécies documentais existentes no Centro de Documentação da Universidade. Conseguimos observar os seguintes:
· Atos
· Memorandos
· Atas
· Dossiês
· Processos
· Ofícios
· Circulares
· Projetos
· Convênios
· Relatórios
· Instruções
· Convites
· Manuais
· Cartas
· Pareceres
· Deliberações
· Cronogramas
A segunda questão foi além, pediu que fossem especificadas as funções de cada espécie. Não necessariamente nessa ordem, conseguimos identificar as seguintes:
· Comunicação (interna e externa)
· Registrar reuniões
· Instruir padrões
· Normatizar
· Registrar o desenvolvimento de atividades
· Dentre outras.
E os tipos documentais? Quais são?
· Atos da Reitoria
· Processos Judiciais
· Processos de Material
· Processos de RH
· Processos Financeiros
· Processos de Patrimoniais
· Cronograma de Eventos
· Memorandos de pedidos e comunicados diversos
E como o grupo relacionou as séries Documentais do Arquivo do CEDOC com as fases do ciclo de vida dos documentos, de acordo com a teoria das três idades?
Para a fase corrente estabelecemos os seguintes documentos: Processos Administrativos de compras, de pedidos diversos, financeiros, Cronogramas de Eventos, comunicações diversas.
Para a Intermediária: Processos relativos a pessoal (pedidos de aposentadoria, planos de saúde, de admissão, demissão etc.), processos relativos a prestação de serviços, folhas de ponto etc.
Para a Permanente: Atos da Reitoria, Atas de reuniões, manuais, Processos Judiciais, Regimentação Interna, Manuais etc.
Como sugerir um plano de classificação?
Nesse tópico sugerimos uma proposta simples, igual a já aqui sugerida em outra oportunidade. Acreditamos que para a elaboração de algo mais aprofundado faz-se necessária uma maior investigação da documentação, assim como, das normatizações da universidade e de outros assuntos que devem ser observadas. O plano proposto em outro momento é esse...
Plano de Classificação
1. Administração
1.1 – Organização e funcionamento
1.1.1 -Regimento Geral da UnB
1.2– Reunião do Conselho da Administração
1.2.1 – Atas e Atos
1.3 – Reitoria
1.3.1 – Atos da Reitoria
1.4 – Prefeitura do Campus
1.4.1 – Atas e Atos (incluem instruções normativas, resoluções, deliberações)
1.5 -Modernização Administrativa
1.5.1 - Projetos, Planos, Estudos, Planejamento Estratégico e Similares
1.5.1.1 – Reestruturação Administrativa
1.5.1.2 - Plano de Desenvolvimento Institucional
2. Recursos Humanos
2.1 – Legislação referente à pessoal (Instruções normativas, procedimentos padrões e dispositivos diversos referente a pessoal)
2.2 – Fluxo e Movimentação de Pessoas
2.2.1 – Recrutamento e Seleção
2.2.1.1 – Nomeação
2.2.1.1.1 – Apresentação de Servidor
2.2.2 – Designação, Redistribuição, Readaptação e Reintegração
2.2.2.1 – Designação
3.1 – Reuniões do Conselho
3.2 – Promoção de Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão
3.2.1 – Eventos Universitários
3.2.1.1 - Programação
O que poderia mudar? Ser implantado?
· Classificação dos documentos da fase intermediária;
· Mais integração com outros setores da Universidade;
· Estabelecimento de uma política arquivística de fato consistente e posta em prática;
· Resolver barreiras que ainda existem quanto a eliminação de documentos.
Qual foi a fonte de informação mais importante?
Para análise dos documentos consideramos as observações realizadas pelos membros do grupo.
Para conhecer a estrutura e história do CEDOC entrevista com a diretora, Tânia.
Observações:
· A segunda atividade foi entregue em sala *KIM*;
· Consideramos uma análise bem geral para a realização da atividade já que o tempo foi curto.
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