quarta-feira, 11 de maio de 2011

Aula 06/05 - CEDOC

Na sexta-feria passada em mais um de nossos dias de aulas na "Academia" foram propostos alguns exercícios que nos fizeram suar a camisa e por as mãos na massa (documental). Em uma verdadeira maratona de sobe e desce escadas foram propostas duas atividades: a primeira consistia em responder um questionário através de um levantamento de informações que se deu sem a ciência das perguntar que a posteriori seriam respondidas e a segunda atividade foi algo mais light, foi proposta uma análise de várias espécies documentais, como já vem feito desde o início de nossas malhações da sexta a noite.

Vamos então por parte, a primeira atividade levantava alguns questionamentos que debatemos em grupo e de acordo com o que já havia sido coletado chegamos as seguintes respostas:

A primeira pergunta pedia que listássemos as espécies documentais existentes no Centro de Documentação da Universidade. Conseguimos observar os seguintes:


·        Atos
·        Memorandos
·        Atas
·        Dossiês
·        Processos
·        Ofícios
·        Circulares
·        Projetos
·        Convênios
·        Relatórios
·        Instruções
·        Convites
·        Manuais
·        Cartas
·        Pareceres
·        Deliberações
·        Cronogramas

A segunda questão foi além, pediu que fossem especificadas as funções de cada espécie. Não necessariamente nessa ordem, conseguimos identificar as seguintes:


·        Comunicação (interna e externa)
·        Registrar reuniões
·        Instruir padrões
·        Normatizar
·        Registrar o desenvolvimento de atividades
·        Dentre outras.
E os tipos documentais? Quais são?

·        Atos da Reitoria
·        Processos Judiciais
·        Processos de Material
·        Processos de RH
·        Processos Financeiros
·        Processos de Patrimoniais
·        Cronograma de Eventos
·        Memorandos de pedidos e comunicados diversos
E como o grupo relacionou as séries Documentais do Arquivo do CEDOC com as fases do ciclo de vida dos documentos, de acordo com a teoria das três idades?
Para a fase corrente estabelecemos os seguintes documentos: Processos Administrativos de compras, de pedidos diversos, financeiros, Cronogramas de Eventos, comunicações diversas.
Para a Intermediária: Processos relativos a pessoal (pedidos de aposentadoria, planos de saúde, de admissão, demissão etc.), processos relativos a prestação de serviços, folhas de ponto etc.
Para a Permanente: Atos da Reitoria, Atas de reuniões, manuais, Processos Judiciais, Regimentação Interna, Manuais etc.
Como sugerir um plano de classificação?
Nesse tópico sugerimos uma proposta simples, igual a já aqui sugerida em outra oportunidade. Acreditamos que para a elaboração de algo mais aprofundado faz-se necessária uma maior investigação da documentação, assim como, das normatizações da universidade e de outros assuntos que devem ser observadas. O plano proposto em outro momento é esse...
Plano de Classificação

1.      Administração

1.1  – Organização e funcionamento
1.1.1        -Regimento Geral da UnB
1.2– Reunião do Conselho da Administração
1.2.1 – Atas e Atos
1.3 – Reitoria
1.3.1 – Atos da Reitoria
        1.4 – Prefeitura do Campus
1.4.1 – Atas e Atos (incluem instruções normativas, resoluções, deliberações)
1.5  -Modernização Administrativa
1.5.1 - Projetos, Planos, Estudos, Planejamento Estratégico e Similares
        1.5.1.1 – Reestruturação Administrativa
1.5.1.2 - Plano de Desenvolvimento Institucional
2.    Recursos Humanos

2.1   Legislação referente à pessoal (Instruções normativas, procedimentos padrões e dispositivos diversos referente a pessoal)
2.2  – Fluxo e Movimentação de Pessoas
2.2.1        – Recrutamento e Seleção
2.2.1.1  – Nomeação
2.2.1.1.1 – Apresentação de Servidor
                           2.2.2 – Designação, Redistribuição, Readaptação e Reintegração
                     2.2.2.1 – Designação 

  3 – Conselho de Ensino. Pesquisa e Extensão
        3.1 – Reuniões do Conselho
        3.2 – Promoção de Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão
                3.2.1 – Eventos Universitários
                        3.2.1.1 - Programação
O que poderia mudar? Ser implantado?
·        Classificação dos documentos da fase intermediária;
·        Mais integração com outros setores da Universidade;
·        Estabelecimento de uma política arquivística de fato consistente e posta em prática;
·        Resolver barreiras que ainda existem quanto a eliminação de documentos.
Qual foi a fonte de informação mais importante?
Para análise dos documentos consideramos as observações realizadas pelos membros do grupo.
Para conhecer a estrutura e história do CEDOC entrevista com a diretora, Tânia.
Observações:
·        A segunda atividade foi entregue em sala *KIM*;
·        Consideramos uma análise bem geral para a realização da atividade já que o tempo foi curto.



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